5 DICAS PARA SE ORGANIZAR NA VOLTA ÀS AULAS

nicialmente, a volta às aulas pode parecer um tanto desanimador. Mas não precisa ser assim. Basta um pouco de esforço e logo você pega o ritmo outra vez. Isso é possível, com organização.

As férias estão quase terminando e o ideal é começar a organizar a rotina, já que voltar ao ritmo de estudos novamente é um processo importante para o aluno e até sua rede de apoio – familiares.

Inicialmente, a volta às aulas pode parecer um tanto desanimador. Mas não precisa ser assim. Basta um pouco de esforço e logo você pega o ritmo outra vez. Isso é possível, com organização.

Para tornar esse momento mais leve e agradável, veja aqui 5 dicas que podem te ajudar!

Organize o material:

Separe o material e o organize em algum espaço destinado para ele, pode ser uma gaveta, prateleira, armário ou um local reservado para isso. Enfim, coloque em ordem tudo aquilo que irá ser utilizado no próximo dia.

No dia anterior ao início das aulas, arrume a mochila/bolsa com tudo que você irá precisar assim há menos riscos de chegar atrasado e você pode acordar com mais calma.

Planeje a rotina:

Inicie o planejamento da sua rotina semanal. Pode usar uma agenda ou até mesmo o celular. Atualize o seu calendário com todas as atividades que você irá realizar no semestre, assim você já se organiza com antecedência.

Lembre-se de ajustar o sono:

Tudo precisa se reajustar, inclusive a rotina de sono. Nas férias, temos a tendência de dormir mais tarde. Quando voltamos ao estudo, se torna necessário priorizar os horários para que o corpo e a mente possam entrar em sintonia para se dedicar aos aprendizados da rotina de estudos.

Prepare tudo e faça um checklist:

Separe todo o material que precisa, confira se tudo está à mão ou se ainda tem algo a ser comprado. Veja se é possível reaproveitar algum item utilizado no semestre anterior. Enfim, se certifique que tudo está em ordem para o semestre escolar.

Comece a estabelecer o seu cronograma de estudos:

Definir uma rotina de estudos organizada faz toda a diferença na aprendizagem. Estabelecer quais matérias estudar, por quanto tempo e em cada dia e horário auxilia numa melhor aprendizagem do conteúdo passado em sala de aula.

E lembre-se, um bom planejamento precisa ser sustentável, deixe de lado o pensamento 8/80, ou estudo tudo ou um pouco por dia não é nada, para algo mais realista como: antes dividir o meu estudo em pequenas partes e assim mantê-lo constante em minha rotina, do que querer tirar tudo da frente, me sobrecarregar e acabar procrastinando!

Bom retorno as aulas!

Fonte:

https://cemaly.com.br/noticia1/5-dicas-para-se-organizar-na-volta-as-aulas

Autor: Jennyfer Gonçalves Psicóloga

Psicóloga e Orientadora Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: