Como lidar com o bloqueio criativo?

Bloqueio Criativo é aquele momento de dificuldade que as pessoas se encontram em determinadas situações ao precisar de uma nova ideia ou inspiração. E todo mundo já passou ou vai passar por isso alguma vez na vida. Pode acontecer com qualquer um, principalmente para aqueles que trabalham diretamente com a criatividade.

Muitos acham que é uma bobeira e não passa de uma desculpa para não cumprir com algo, mas pessoas que investem na parte criativa sabem o quanto isso pode ser assustador, principalmente quando estamos fazendo algo importante pra gente.

O fato é que precisamos estar cientes que antes da tentar eliminar ou amenizar esse bloqueio, precisamos entender o porquê de sua existência. Assim, quando encontrado o motivo, podemos trabalhar com um foco especial em cima do problema, e até mesmo fazer com que ele não aconteça nunca mais. Obviamente, cada pessoa tem sua própria razão para o bloqueio. O cérebro humano é complexo, ainda mais na parte criativa. Cada um é cada um, mas existem algumas táticas que cabem para todo mundo, e é isso que trago para vocês aqui nesse post e convido-os a darem uma lida!

criatividade_630

Alguns aspectos que nos afetam e fazem com que fiquemos com bloqueio criativo:

  1. Perfeccionismo:

Muitas pessoas buscam tanto o resultado perfeito que acabam não cumprindo com todos os seus objetivos. E mais, muitas vezes nem terminam o que estavam fazendo. A busca pelo perfeito pode fazer com que a fluidez de uma ideia criativa se perca. Pense, escreva, fuja do seu ideal e da zona de conforto que assim você poderá executar melhor suas ideias, sem medo de errar. Faça um trabalho bom, faça um trabalho ótimo, mas se permita errar! Comece com uma inspiração que apresente potencial, faça uma estrutura básica de construção e execução da ideia e a partir daí adicione melhorias ao longo do caminho.

  1. Medo e Preocupações:

A insegurança, principalmente diante de situações novas na nossa vida, acontece. Isso é algo que afeta muitas pessoas. Mas em grandes proporções, a incapacidade de começar ou até mesmo concluir alguma coisa por medo, faz com que a pessoa trave e deixe de agir. Essa situação precisa ser combatida para a libertação da criatividade e para que avanços aconteçam. É necessário entender que o pior que pode acontecer quando botamos planos para funcionar, é um “não”. Mas também pode ser um “sim”! Então o que custa tentar? Criatividade não tem limite e encará-la sem sentir medo é uma tarefa difícil, mas a partir do momento que conseguimos pela primeira vez, o resto fica mais leve e libertador.

  1. Stress, Irregularidade no Sono, Saúde, Preocupações no Trabalho e na Vida Pessoal:

Não são apenas fatores propriamente ligados ao nosso psicológico que nos fazem sofrer com o bloqueio criativo. O estresse do cotidiano, a falta de uma jornada de sono completa e outros problemas podem acabar com o nosso ânimo e com a nossa disposição. E sabe o que isso significa? Menos chances de alcançar a criatividade e sair do ponto de estagnação. Mas olha o lado bom: esse probleminha é fácil de resolver! Você só precisa dormir e descansar mais, se exercitar e tirar um tempo pro lazer. Afinal, o lazer é um combustível importante pra vida!

Pois bem leitores(as), é importante saber sim os motivos pelo qual vocês estão sentindo esse tal de bloqueio criativo, mas a aceitação disso também é válida. “O bloqueio criativo está acontecendo e temos que saber lidar com ele agora”. Essa aceitação é necessária para que comecem a ser tomadas atitudes para acabar com tudo isso e abrir as portas da criatividade. E pra quebrar essa barreira podemos utilizar esses métodos:

fffffff

  1. Acredite em você:

Como já foi dito o primeiro passo é aceitar que você está tendo um bloqueio e que está tudo bem. O importante aqui é não desacreditar de si mesmo. Não é porque você está tendo dificuldades agora que você deixou de ser uma pessoa criativa.

  1. Faça um Brainstorm:

Por mais que você esteja passando por algum bloqueio, sempre existem alguns pensamentos sobre aquilo que estamos produzindo, mesmo que sejam pensamentos pequenos. E utilizar a técnica do brainstorm, que consiste em estimular a criatividade e gerar ideias por meio da escrita em um mapa mental, é uma boa maneira de colocar pra fora aquilo que está pensando.

Mas assim, procure anotar todas as suas ideias, das mais óbvias até as mais absurdas, porque elas podem ser amadurecidas no futuro. Tudo é relevante e qualquer ideia pode iniciar um grande projeto. Dentro desse pensamento de anotar tudo que passa pela sua cabeça e não desvalorizar nenhum tipo de ideia, surge a questão: E se minha ideia vier em uma situação aleatória da minha vida? Pois bem, sempre tenham algo pra anotar perto de vocês, porque sim, as ideias podem aparecer quando menos esperamos.

  1. Procure por Inspiração:

Nunca é pouco quando se trata de buscar inspiração. Independentemente do que você está planejando. Observe as coisas a sua volta: pesquise trabalhos semelhantes, assista filmes e vídeos, ouça música, se jogue no Pinterest, leia livros e etc. Encontre aquilo que agregue a seu conteúdo, mas que possa tirar um pouco a sua mente da obrigação de ter que criar alguma coisa exatamente naquele momento.

Procurar por coisas motivacionais externas te estimulam e ajudam na sua própria motivação interna. Mas cuidado com as distrações, principalmente as digitais, existe uma grande possibilidade de você se distrair demais consumindo muito conteúdo por fora desfocando do seu objetivo principal.

  1. Mude o Ambiente

Mudar-se de ambiente não só vai te ajudar com as coisas que foram citadas acima, como também pode ajudar no seu foco e motivação. Vá a uma biblioteca, um café ou até mesmo pegue uma sala em um coworking, por exemplo. Ficar cercada de outras pessoas que tem os mesmos objetivos criativos que você, pode ser uma ótima alavanca de inspiração.

O seu ambiente de trabalho ou o local em que está precisando ser criativo é um cenário muito importante para o seu desenvolvimento, perceba o que te faz sentir-se mais confortável e trabalhe em cima disso, pode ser até uma mesa mais arrumada, uma cadeira mais confortável, ou objetos ao seu redor que podem acabar te distraindo. Examine bem cada detalhe que faz parte do seu ambiente e faça as mudanças necessárias para o seu bem criativo.

  1. Relaxe e Faça Coisas Diferentes

Quando seu cérebro já está esgotado e percebe que todas as suas tentativas não estão funcionando, ficar ansioso e querendo fazer tudo muito rápido só vai te atrapalhar. Quando você relaxa, consegue descansar a mente e o corpo juntos.

E você não precisa necessariamente parar tudo e não fazer mais nada. A execução de uma outra tarefa que não canse muito sua mente pode ajudar a exercitar seu lado criativo, limpando a sua mente e elevando o seu o humor.

Vá para outros lugares ou ambientes, faça uma caminhada, tome um café gostoso. Sair do seu local pode ajudar a você ter uma visão diferente do seu problema e também é ótimo pra inspiração. Quando voltar, seu trabalho ainda estará ali e você e seu cérebro vão estar mais calmos e mais abertos a receberem ideias novas.

129454-bloqueio-criativo-para-inovacao-entenda-como-superar-esse-mal

E o mais importante: Não force e se permita!

Quando você tenta forçar as coisas, geralmente o resultado pode ser pior do que imagina, porque você acaba tirando a alegria e paixão em desenvolver a ideia por pura pressa. A dica valiosa aqui é você saber quando parar. É como se exercitar, quanto mais você forçar seus limites de forma exagerada, mais chances de acabar se machucando.

Independente da forma que escolheu pra lidar com esse bloqueio, preste atenção em você, no que funciona e deixa de funcionar no seu processo criativo e na sua vida. O quanto antes você se decidir e aprender sobre si mesmo, mais fácil será para lidar com essas coisas.

E obviamente, essas sugestões são pequenas dicas pra melhorar o seu dia a dia, que poderão sim mudar a forma como lida ou evita o bloqueio criativo. Dê chances a essas dicas, mas também não tenha medo de procurar ajudas maiores caso seja necessário! Como a psicoterapia ou orientação profissional.

E me digam o que vocês estão achando? Já passou por alguma situação como essa? Como você lidou com ela? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente também? Tira alguns minutinhos pra compartilhar seus pensamentos por aqui e também nas suas redes sociais! Assim podemos todos nos ajudar, assim como eu espero que tenha ajudado vocês também! Obrigada e até a próxima!

Fonte: http://www.criatilha.com.br/como-combater-o-bloqueio-criativo/

Fonte da Imagem:

http://www.four.com.br/bloqueio-criativo/

http://minhalogocom.blogspot.com/2014/07/bloqueio-criativo-como-evita-lo.html?spref=pi

http://www.conversacult.com.br/2009/11/bloqueio-criativo-texto-sem-bloqueio.html

http://www.all-affective.com.br/blog/bloqueio-criativo-para-inovacao-entenda-como-superar-esse-mal/

 

Autor: Jennyfer Gonçalves Psicóloga

Psicóloga e Orientadora Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s