Primeiros passos para tirar a sua ideia do papel

Pare e pense em quantos projetos já sonhamos ao longo de nossas vidas: até quando éramos crianças, quantos abandonamos antes mesmo de tentar, por inúmeras razões?
Por isso, se você está lendo e pensando em algum sonho que já deixou pra trás ou está adiando, pare e reflita em tudo que está o impedindo, abra sua mente lendo as dicas e se prepare para tirar essa ideia do papel ou do seu imaginário.

Começar um novo projeto ou um novo negócio pode ser uma experiência muito emocionante, mas por trás disso existem muitos desafios e situações que podem ser verdadeiras barreiras, fazendo com que o sonho de colocar o projeto em prática seja deixado de lado. Muitas pessoas passam por momentos da vida em que estão infelizes com o que fazem, ou têm algum hobby que às vezes não está nos planos financeiros. Na sua cabeça, pode parecer uma confusão ou até um ótimo plano, mas você sente-se desmotivado para colocá-lo em prática.

Quando pensamos em mudança, costumamos associá-la com algo que nos traz medo e negatividade, pois saímos da nossa zona de conforto. Porém, basta paramos para pensar em várias coisas que vieram a partir do momento em que saímos dela: coisas que não teríamos feito, lugares que não teríamos descoberto, pessoas que não teríamos conhecido. E, convenhamos, você saiu da sua zona de conforto, mas não deu certo? Você com certeza aprendeu com isso, não é mesmo? Então, nenhuma tentativa é inútil.

Pare e pense em quantos projetos já sonhamos ao longo de nossas vidas: até quando éramos crianças, quantos abandonamos antes mesmo de tentar, por inúmeras razões? Por não acreditarmos que somos capazes – ou porque, talvez, não tivemos apoio o suficiente –, construímos uma barreira limitando nós mesmos, apoiando-nos em experiências não muito bem-sucedidas, no medo e na opinião dos outros; e todas essas coisas nos impedem de obtermos melhores resultados ou ir atrás de nossos sonhos.

Por isso, se você está lendo e pensando em algum sonho que já deixou pra trás ou está adiando, pare e reflita em tudo que está o impedindo, abra sua mente lendo as dicas e se prepare para tirar essa ideia do papel ou do seu imaginário. Começar um negócio próprio representa aproveitar e transformar um sonho em uma carreira profissional que traga felicidade e entusiasmo. Além do mais, construir algo com a sua cara e com a sua força de vontade é muito emocionante.

primeiros passos para

Pense e reflita sobre os seus objetivos

Aqui, vale a pena usufruir das dicas de brainstorm colocar tudo aquilo que você pensa no papel. Pode parecer demais ou exagero, mas quanto mais você cava seus pensamentos e coloca isso em um papel, mais fácil fica visualizá-los, possibilitando, assim, visualizar detalhes que você nem imaginava que queria ou algo da sua personalidade que nem imaginava. Alguns sonhos podem até se conectar e se transformar em algo maior do que você esperava! Então, aqui o importante é você não ter vergonha na hora de escrever e nem superestimar o poder do seu pensamento. Afinal, nenhum sonho é tão grande demais quando você tem a força de vontade para realizá-lo. Seus sonhos também não precisam ser épicos e enormes para fazerem sentido, podem ser sonhos pequenos, o que importa é que eles o deixem realizado. Não se limite e não tente encaixar e se engessar. Escreva e pense em coisas que tenham um significado na sua vida.

Você tem que acreditar mais em si mesmo

Se você não acreditar em você mesmo e no seu projeto ou sonho, ninguém mais vai acreditar. O primeiro passo para começar tudo é confiar no seu potencial. Você pode ter a consciência de que existem pessoas melhores que você e que isso não desvaloriza tudo o que você é, mas o que importa é para quem você está desenvolvendo tudo isso. Você está ensinando, ajudando ou oferecendo algo para alguém que precisa e é isso o que realmente importa, então, você sempre será útil para melhorar a vida de alguém. Cada pessoa tem algo especial a oferecer e um jeito diferente de fazer isso.

Permita-se mudar de ideia

Você pode ter desejado ser professor e isso pode não ter dado certo; você pode ter tentado aprender a tocar violão e falhado miseravelmente; mas você tentou, não é mesmo? E isso é o que importa aqui. Você foi atrás daquilo que um dia achou que seria muito importante para você e, se percebeu que não deu certo, não pode se culpar por isso. A gente muda, amadurece, cresce e, às vezes, o que imaginávamos que seria importante para nós algum dia, hoje não se encaixa mais nos nossos gostos. Devemos aceitar esses fatos e partir para a próxima tentativa da realização. Muitas pessoas – e até você mesmo – vão julgá-lo por começar algo novo e renunciar a uma carreira estabilizada, mas aprenda a ouvir seus instintos. Não deixe a opinião de ninguém mudar a sua. Você nunca é velho demais para começar um projeto, talvez suas escolhas tomadas no passado tenham sido feitas justamente para a pessoa que você era no passado, e só.

primeiros passos para

Não tem momento ideal para começar

Quando você tem uma grande ideia, não há momento ideal para começar. Talvez você comece agora e não dê certo, mas talvez esperar demais possa significar desistir de um sonho. Muitas vezes priorizamos outras coisas que consideramos importantes e deixamos de lado a realização de um projeto que poderia ter mudado nossas vidas. Não precisa mudar e começar assim de uma hora para outra, as coisas podem caminhar com um passo de cada vez. O importante é não procrastinar, experimentar e se permitir.

Seja persistente

Você vai encontrar muitas dificuldades no caminho, trabalhar e lutar pelo seu sonho vai ser muito maçante. Você vai falhar, vai cometer erros e enfrentará situações muito difíceis, mas o importante é levantar e continuar tentando aprender com os erros e com as situações adversas e seguir na positividade. Não existe caminho rápido para o sucesso, existe trabalho duro e perseverança. Assim, não vale a pena ficar remoendo e gastando energias com esse tipo de coisa. Talvez o começo não seja seu melhor trabalho e continuar pode ser difícil, então, por que não se esforçar para que seja ótimo? Toda história é diferente, mas por trás de todas elas têm uma lição. Quanto mais você aprende, mais confiante você fica.

Fonte: https://criatilha.com.br/

 

Autor: Jennyfer Gonçalves Psicóloga

Psicóloga e Orientadora Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s