Vencendo a Insegurança como forma de Crescimento

Muitas vezes durante nossas vidas, tendemos a acreditar que não somos capazes de alçar voos mais altos em nossas carreiras em nossas vidas. Deixamos grandes oportunidades passarem, sem termos a iniciativa necessária para sair da zona de conforto, encarar novos desafios e fazer a diferença.

Insegurança. Sim, por insegurança deixamos grandes oportunidades passarem sem termos a coragem necessária para agarrá-las e mudar os rumos de nossas vidas.

O sentimento da insegurança é um estado de espírito, que pode estar associado a um fator psicológico desencadeado em algum momento da vida em que passamos por uma situação em que as coisas não saíram como planejado e com isso a autoconfiança foi afetada de uma forma devastadora, repercutindo, a partir de então, em todos os momentos em que seria preciso coragem para enfrentar pessoas e as mais diversas situações desafiadoras. O sentimento de incapacidade leva à falsa ideia de impotência em momentos cruciais, onde deveria prevalecer a força necessária para galgar nossos objetivos. Chamarei esta de insegurança do tipo 1.

Este tipo de insegurança é a pior, pois limita; faz a pessoa acreditar que não tem capacidade para determinados desafios e quando eles surgem tende a evitá-los, permanecendo na zona de conforto. Isso faz com que a pessoa fique estacionada, em sua carreira, em seus relacionamentos e em sua vida de forma geral.

Em outros casos, porém, a insegurança está associada à falta de preparação. Vou chamá-la de insegurança do tipo 2, ou insegurança técnica. A falta de preparação no sentido de conhecimento e habilidade gera insegurança à medida que a pessoa não possui experiência prática que sustente sua segurança. Neste caso o medo do erro domina e a insegurança prevalece.

Nota-se que existe um elevado nível de complexidade na insegurança, portanto vencê-la é algo que dependerá de um forte propósito pessoal de autoconhecimento e evolução.

Assim como em qualquer tarefa a que nos dispomos a realizar com excelência, é necessário disciplina. Vencer a insegurança exige um exercício diário de autorreflexão sobre seu potencial inato. É reconhecer fraquezas e fortalezas interiores, de forma a desenvolver pontos fracos e aperfeiçoar o que já é bom. Mas o mais importante é reconhecer-se com capacidade para realizar o que imaginar, sem limites ou restrições.

O pensamento possui um poder tangível que a ciência ainda não conseguiu decifrar por completo, porém, já se sabe que o que mentalizamos com constância se personifica em nossas vidas. Logo, se nos enxergamos como pessoas fracas, com poucas habilidades ou sem potencial, assim o seremos. Da mesma forma, se temos uma autoimagem positiva e nos enxergamos com uma pessoa cheia de qualidades, isso também se realizará. Lembre-se você é o que você acredita que você é!

Estudar e adquirir vivência prática nas mais diversas situações e atividades é o caminho para vencer a insegurança do tipo 2. As possibilidades são infinitas para quem quer adquirir experiência em diversas funções. No dia a dia, oferecer ajuda ao colega de trabalho, ser voluntário em projetos, estudar e praticar por conta própria, enfim, caberá a você escolher a forma que irá te proporcionar a experiência necessária à segurança. Mas volto a ressaltar, tudo dependerá também de sua disciplina e determinação em conseguir seus objetivos.

Portanto, vencer a insegurança e se lançar em novas oportunidades de crescimento só depende de você mesmo. Tudo é possível, basta um exercício contínuo de empoderamento pessoal e experiência. Não deixar a insegurança te segurar é a chave para uma vida bem sucedida em todas as suas vertentes.

Está inseguro? Vamos refletir juntos e buscar melhorias!

Fonte:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/vencendo-a-inseguranca-como-forma-de-crescimento/106898/

Créditos da Imagem:

http://www.executivosincero.com.br/2015/08/31/o-pior-de-tudo-e-essa-sensacao-brutal-de-inseguranca/

 

Autor: Jennyfer Gonçalves Psicóloga

Psicóloga e Orientadora Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s