Para evitar fraudes, Enem 2017 terá aparelho que detecta ponto eletrônico

Com o objetivo de evitar fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, que será utilizado um novo recurso de segurança que detecta o uso de pontos eletrônicos.

A novidade foi anunciada no Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem 2017, em São Paulo, e atende às sugestões da Polícia Federal (PF) para evitar fraudes, já que estudantes foram pegos, em edições passadas, com o uso de pontos eletrônicos.

O equipamento que será utilizado na detecção de pontos eletrônicos é um dispositivo que capta transmissões de radiofrequência de WiFi, Bluetooth e celulares. O aparelho identificará o estudante sem a necessidade de realização de busca pessoal.

Outra medida que fortalece a segurança já havia sido divulgada no edital e foi destacada no encontro: as provas serão personalizadas com nome e número de inscrição do candidato.

Nas edições anteriores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia implantado algumas medidas para reforçar a segurança, tais como a coleta da impressão digital para o registro biométrico do participante, o uso de detector de metais, intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e início do exame e abertura dos malotes de provas somente na presença de todos os estudantes, já em sala de aula.

Acessibilidade

O Inep liberou dia 26 de Setembro, um vídeo explicando como funcionará a vídeo prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), recurso que será inaugurado no Enem 2017.

A explicação do vídeo prova também está em libras, com legendas em português. Além desta modalidade, o participante também teve a opção de escolher o auxílio do interprete de libras e leitura labial.

A vídeo prova será utilizada por 1.897 participantes, enquanto 1.489 terão o acompanhamento do tradutor-intérprete. Já a leitura labial será feita para mil pessoas. Aproximadamente 52 mil estudantes solicitaram atendimento especializado, sendo 4.957 com algum tipo de deficiência auditiva e 2.184 surdos.

Enem 2017

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). O primeiro dia contará com 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação. O segundo trará 90 perguntas sobre Matemática e Ciências da Natureza.

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. Sua nota pode ser usada para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018, que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino; no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos de 50% a 100% e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao candidato financiar seu curso totalmente ou de forma parcial.

Mais informações nos sites do MEC e do Inep.

Fonte:

http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/para-evitar-fraudes-enem-2017-tera-aparelho-que-detecta-ponto/334459.html

Créditos da Imagem:

https://www.enem2017.com/guia-do-participante-enem-2017.html

Autor: Jennyfer Gonçalves Psicóloga

Psicóloga e Orientadora Profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s